SISTEMAS DE CONTROLE DE VERSÃO - GIT
A ideia do nascimento do Git:
O desenvolvimento do Git surgiu após vários desenvolvedores do kernel(núcleo) do Linux decidirem desistir de acessar ao sistema do BitKeeper, que é um software não livre. O acesso gratuito ao BitKeeper foi removido pelo detentor dos direitos autorais, Larry Mcvoy depois de acusar Andrew Tridgell de usar de engenharia reversa nos protocolos do BitKeeper, alegando violação da licença do mesmo. Tridgell demonstrou, em uma apresentação na Linux.Conf.Au realizada em 2005, que o processo de engenharia reversa utilizado não foi mais do que simplesmente direcionar um telnet(um protocolo de rede na internet) para a porta apropriada de um servidor BitKeeper e digitar "help (ajuda)".
Torvalds queria um sistema distribuído que ele pudesse utilizar de forma similar ao BitKeeper, mas nenhum dos sistemas gratuitos disponíveis atendia suas necessidades, particularmente com relação à performance.
- O Git é um sistema de controle de versão distribuído gratuito e de código aberto projetado para lidar com tudo, de projetos pequenos a muito grandes, com velocidade e eficiência.
- O Git é fácil de aprender e tem uma pegada minúscula com desempenho extremamente rápido. Ele supera as ferramentas de SCM(“gestão da cadeia de suprimentos”, na tradução livre), como Subversion, CVS, Perforce e ClearCase, com recursos como ramificação local barata, áreas de preparação convenientes e vários fluxos de trabalho.
- Cada diretório de trabalho do Git é um repositório com um histórico completo e habilidade total de acompanhamento das revisões, não dependente de acesso a uma rede ou a um servidor central. O Git também facilita a reprodutibilidade científica em uma ampla gama de disciplinas.
- Um grande número de projetos de software de alto-padrão estão utilizando agora o Git como controle de revisão entre muitos outros:
- Microsoft
- Android
- Linked in
- Netflix
Link para maior aprofundamento:
Comentários
Postar um comentário