IDEs - Visual Studio Code

O Visual Studio Code é um editor de código-fonte desenvolvido pela Microsoft para Windows, Linux e macOS. Ele inclui suporte para depuração, controle Git incorporado, realce de sintaxe, complementação inteligente de código, snippets e refatoração de código. Ele também é customizável, fazendo com que os usuários possam mudar o tema do editor, teclas de atalho e preferências. Ele é um software livre e de código aberto, apesar do download oficial estar sob uma licença proprietária.

O Visual Studio Code é baseado no Electron, uma framework que é usada para desenvolver aplicativos Node.js para o desktop rodando no motor de layout Blink. Apesar de usar o Electron como framework, o software não usa o Atom e em seu lugar emprega o mesmo componente editor (codenomeado "Monaco") usado no Visual Studio Team Services (anteriormente chamado de Visual Studio Online).

História

O Visual Studio Code foi anunciado, com uma versão de previsão lançada, em 29 de abril de 2015 pela Microsoft na conferência Build de 2015.

Em 18 de novembro de 2015, o Visual Studio Code foi lançado sob a licença MIT e o seu código-fonte foi postado no GitHub. Suporte para extensões também foi anunciada.

Em 14 de abril de 2016, o Visual Studio Code concluiu o estágio de previsão pública e foi lançado para a web.

Recursos

O Visual Studio Code suporta um número de linguagens de programação e um conjunto de recursos que podem ou não estarem disponíveis para a dada linguagem, como mostrado na tabela a seguir. Muitos dos recursos do Visual Studio Code features não são expostos através de menus ou da interface de usuário. Ao invés disso, elas estão acessíveis através da paleta de comandos ou por meio de um arquivo.json (como as preferências do usuário). A paleta de comandos é uma interface de linha de comandos. No entanto, ele desaparece se o usuário clicar em qualquer lugar fora dele ou pressiona uma combinação de teclas no teclado para interagir com algo fora dela. Isso também é válido para comandos de time-taking. Quando isso acontece, o comando em andamento é cancelado.

No papel de um editor de código fonte, o Visual Studio Code permite alterar a página de código na qual o documento atual é salvo, o caractere que identifica quebra de linha (uma escolha entre CR e CRLF), e a linguagem de programação do documento ativo.


Comentários

  1. Quais seriam as diferenças entre o vscode e o vs?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Visual Studio é bem mais antigo que o VS Code, além de não ser open-source. O Visual Studio é mais adequado para se trabalhar com .NET, VB, C e C++ visto que já contem todas as ferramentas necessárias para desenvolver nessas linguagens. O VS Code é mais voltado para desenvolvimento web, em Go, HTML, CSS e Javascript, além de ter suas configurações escritas em arquivos do formato .json

      Excluir
  2. Bom post, na sua opinião qual é o melhor editor de código-fonte para se programar em ELM 0.19?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que não há melhor editor. Um editor é apenas uma ferramenta, desde que contenha um depurador, refatoramento e um terminal imbutido já é suficiente para poder ser utilizado profissionalmente. Eu utilizava o Atom para programar em Elm 0.19, e atualmente utilizo o VS Code.

      Excluir
  3. Post bem legal, na sua opinião, o Visual Studio Code seria o melhor IDE a se utilizar na atualidade ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas