IDEs - GNU Emacs

O Emacs é um editor de texto, usado por programadores em geral que necessitam desenvolver documentos técnicos, em variados sistemas operacionais. A primeira versão do Emacs foi desenviolvida em 1976 por Richard Stallman.


Alguns recursos disponíveis no Emacs:

Realce de sintaxe para várias linguagens de programação
Disponibiliza configurações para comandos de shell (a EShell)
Programável em Emacs Lisp

Comandos:

Para abrir um arquivo diretamente de um shell Unix, basta digitar "emacs [nome do arquivo]". Se o arquivo digitado não existir, um arquivo com esse nome será criado. No entanto, a documentação oficial do Emacs recomenda iniciar o emacs sem o nome do arquivo para evitar o mau hábito de se carregar uma nova janela do Emacs para cada arquivo que for editar. Para usufruir de todos os recursos disponíveis no emacs é preferível carregar todos os arquivos no mesmo processo.

No modo padrão de edição, o Emacs comporta-se como outros editores de texto: o pressionamento de qualquer caractere alfanumérico insere o caractere correspondente, as setas movimentam o ponto de edição (cursor), backspace deleta o texto, etc. Outros comandos são carregados pelo pressionamento de uma combinação de teclas, pressionando o Ctrl e/ou o Meta/Alt juntamente com uma tecla normal. Todo comando de edição é na verdade uma chamada de uma função no ambiente Emacs Lisp. Até mesmo o pressionamento de uma tecla simples como a para inserir o caracter a envolve a chamada de uma função.

Fontes:
https://www.gnu.org/software/emacs/

Comentários

  1. Gostaria que tivesse um post genérico sobre o tema, mas aqui vai minha pergunta:
    Unity é uma IDE ou um ambiente de desenvolvimento ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Unity é uma game engine, ou seja, classifica-se como um ambiente de desenvolvimento. Quanto às IDEs utilizadas com a Unity, são várias as possibilidades: VS Code, Visual Studio, MonoDevelop, TextMate, Rider, etc.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas