Ambientes: Kubernets

     
      O Kubernetes, é uma plataforma open source (código aberto) que automatiza as operações dos containers Linux. Essa plataforma agiliza o processo por eliminar grande parte dos processos, que seriam manuais, necessários para implantar e escalar as aplicações em containers (containers são uma forma de armazenagem 'abstrata' em que os dados são armazenados em pacotes e podem ser mantidos ou descartados durante o processamento). De maneira mais simples, caso deseje agrupar hosts em clusters, sendo executado nos containers Linux, o Kubernetes ajudará a gerenciar esses clusters com mais eficiência. Esses clusters podem incluir os hosts em clouds dos três tipos: públicas, privadas ou híbridas. Por isso, o Kubernetes é a plataforma ideal para hospedar aplicações nativas em cloud que exigem escalabilidade rápida, como a transmissão de dados em tempo real por meio do Apache Kafka.

OBS: clusters são uma organização de computadores independentes que estão interligados numa mesma rede e que trabalham cooperativamente, melhorando diversos aspectos numa produção.

O Kubernetes possibilita:

- Orquestrar containers em vários hosts.
- Aproveitar melhor o hardware para maximizar os recursos necessários na execução das aplicações corporativas.
- Controlar e automatizar as implantações e atualizações de aplicações.
- Montar e adicionar armazenamento para executar aplicações com monitoração de estado.
- Escalar rapidamente as aplicações em containers e recursos relacionados.
- Gerenciar serviços de forma declarativa, garantindo que as aplicações sejam executadas sempre da mesma maneira como foram implantadas.
- Verificar a integridade e autorrecuperação das aplicações com posicionamento, reinício, replicação e escalonamento automáticos.

Referência para maiores informações:

01 https://www.redhat.com/pt-br/topics/containers/what-is-kubernetes 

Comentários

Postagens mais visitadas